Total de visitantes até hoje

sábado, 19 de setembro de 2009

Dr. Olivier Grendene - prefeito - 06/01/1964 a 31/01/1969





3º Prefeito Eleito pelo Partido Democrata Cristão - PDC, com 2.604 votos, para a gestão: 06/01/1964 a 31/01/1969 - Prefeito Dr. Olivier Grendene - mandato de 5 anos e 25 dias (Não tinha a figura do Vice-Prefeito).

Nova Londrina foi elevada à condição de Comarca, pela lei nº. 4.667, de 29 de dezembro de 1962. Sua instalação aconteceu no dia 15 de março de 1964



Vereadores:

Ary João Dresch
Otavio de Paoli
Ernesto Mazzotti
João de Souza
Avelino Antonio Colla
Waldemar Lebedenko
Dr. Sauer Salum
Darcy Molin
Mário Pilegi

Suplentes que assumiram:

Dr. Pedro Paulo de Mello
Daniel Cardoso dos Santos


Ocuparam Cargos de Presidentes nessa legislatura:


Vereador Ary João Dresch - gestão 1964/1965
Vereador Ary João Dresch - gestão 1966
Vereador Dr. Sauer Salum - gestão 1967
Vereador Dr. Sauer Salum - gestão 1968

Principais obras de sua administração:

- Urbanização e combate à erosão urbana;
- Pavimentação de 31 mil metros quadrados de ruas, com asfalto, arborização de praças e vias públicas;
- Construção das praças: Praça e Parque Infantil Vicente Moreira e Praça Ary João Dresch;
- Construção de vários prédios públicos:
1 - Grupo Escolar Isolde Andreatta,
2 - Escola Marco De Santi,
3 - Paço Municipal,
4 - Estação rodoviária,
5 - Prédio da Telepar;

- Construção de ponte sobre o Rio Tigre;
- Estrada ligando Nova Londrina a Loanda;
- Instalação de Turbina para geração de Energia elétrica e a construção de três reservatórios de água (AGUANOVA);
- Instalações de serviços e órgãos tais como: Colégio Comercial, Agência do Banco do Brasil, Escritório do IBGE e a

Instalação da Comarca de Nova Londrina - sendo este o marco de seu governo.




Organização Judiciária de Nova Londrina, Estado do Paraná, Brasil

Inicialmente sendo Distrito Judiciário pertencente a Paranavaí, Nova Londrina teve esta posição transposta para a Comarca de Loanda, recentemente criada. Aquele fato aconteceu em 08 de maio de 1956.
Posteriormente, Nova Londrina foi elevada à condição de Comarca, pela lei nº. 4.667, de 29 de dezembro de 1962. Sua instalação aconteceu no dia 15 de março de 1964, com a presença do Dr. Edmundo Mercer Junior, Corregedor Geral da Justiça do Estado, além de autoridades locais e da região.
A instalação da Comarca de Nova Londrina dependeu do esforço de todos os nova-londrinenses, pois era exigência do Tribunal de Justiça a construção das residências do Juiz e do Promotor de Justiça, bem como a construção do próprio prédio do Fórum.
Assim sendo, coube ao Prefeito da época, o Sr. João Soares Fragoso realizar tais, solicitações. Como a Prefeitura não tinha recursos financeiros para tanto, o Prefeito com o apoio de líderes e de toda a comunidade, encabeçou a campanha visando obter recursos para aquela finalidade, que foi conseguiu.
Posteriormente, foi construído um novo e moderno Prédio para o Fórum, inaugurado em 20 de janeiro de 1977, era prefeito o Sr. Sady Paviani.
Em 18 de março de 1964, Reuniram-se os Excelentíssimos Senhores Edis, em Sessão Extraordinária, às 20 horas, no Edifício da Câmara de Vereadores de Nova Londrina, finalidade única: Eleição do 1º Vice-Prefeito de Nova Londrina, sob a Presidência do do Ver. Ary João Dresch


A eleição do 1º Vice-Prefeito de Nova Londrina, ocorreu de acordo com a Emenda Constitucional 6/64 da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná.


Como na primeira votação para escolha do Vice-Prefeito, nem um candidato alcançou a Maioria Absoluta dos votos (que seriam 5), exigida por lei, houve uma segunda votação trinta minutos após, e o resultado foi o seguinte: O Vereador Darcy Molim obteve 6 votos e o Vereador Avelino A. Cola obteve 3 votos. O Vereador Darcy Molim foi declarado vencedor e se tornou o 1º Vice-Prefeito da história de Nova Londrina (Numa escolha diferente da democracia brasileira, fôra eleito pelo parlamento (Câmara Municipal).

ANO 1967

19 /10/1967 – Distrito de Marilena é desmembrado do Município de Nova Londrina e elevado a categoria de Município



Pela lei estadual n.º 5678, de 19-10-1967, desmembra do município de Nova Londrina o distrito de Marilena. Elevado à categoria de município.

MARILENA

Etimologia. Marilena Termo híbrida, formada pelos nomes “Maria” e “Helena”. O termo “Maria” é nome pessoal feminino, havendo duas possibilidades para sua origem, sendo que ambas vem do hebraico: 1).

“Miriam”, formado por “mar”... Gota, e “yâm”... (Mar: gota de mar. 2) “Myrian”... Designa vidência, e resultou “Maria” em latim e grego. O termo - “Helena” é nome pessoal feminino e origina-se do grego “Heléne”, pelolatim “Helena” com “e” penúltimo breve, interpretado como “resplandecente, brilhante, reluzente”. (AN).

Origem Histórica. Contribuíram decisivamente para o desbravamento da localidade as seguintes pessoas: Henrique Palma que chegou em 1939, Armindo C. Mazzotty, Manoel B. Vieira, Atílio Sangion, Antônio Scandelari, Antônio Adão, João Umbertino, Gentil Scottá, João Gomes, Pedro Jordão e tantos outros.

A colonização da região iniciou-se em 1948, pelas empresas Paranapanema, dirigida por Índio.

Brasileiro Borba e Colonizadora Marilena, dirigida por José Volpato e Abelardo Alcântara. Neste período


Pioneiro a localidade era conhecida por “Feijão Crú”.


Pela Lei N.º13, de 05 de agosto de 1953, foi criado o Distrito Administrativo, com território pertencente ao município de Paranavaí e denominando-se Marilena. O nome dado à localidade foi em homenagem a


Maria Helena Volpato, esposa do Sr. José Volpato, diretor da Empresa Colonizadora Marilena.


Em 19 de outubro de 1967, pela Lei n.º 5.678, foi criado o município de Marilena, com território desmembrado de Nova Londrina. A instalação deu-se a 18 de janeiro de 1969.

ANO 1968
15/11/1968 – Eleições Municipais para Prefeito e Vereadores


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por você me visitar! Fico grato e volte sempre. Encaminhe a mensagem desejada a um amigo(a); faça desse blog sua leitura virtual diária. Enviei-me sugestões.

Felicidade sempre!