Total de visitantes até hoje

domingo, 10 de abril de 2011

As cidades mais antigas do mundo e as dez mais antigas do Brasil

JERICÓ

 Jericó. Hebraico יְרִיחוֹ Árabe أريحا 
Significado "Perfumado" 
Fundada em 9000 a.C 
Governo Cidade (desde1994) Coordenadas 31° 51′ N 35° 27′ E População 20,400 (2006) 
Jurisdição  dunams 
Prefeito Hassan Saleh[1]
Website www.jericho-city.org

          Jericó era uma cidade antiga do lado oeste do Rio Jordão. O nome Jericó pode ser ligado ao nome antigo do deus lua Cananita. O nome Hebreu que se refere a lua, mês, lua nova e Jericó são muito parecidos. Outros associam com as palavras espírito ou cheiro. Eles acham que os aromas agradáveis das frutas e especiarias que cresciam neste oásis tiveram influência ao dar nome ao lugar. O Velho Testamento ocasionalmente a chama de "a cidade das palmeiras" (por exemplo, Deuteronômio 34:3; 1 Crônicas 28:15).

                NO VELHO TESTAMENTO

          A Jericó do Velho Testamento, é mais conhecida como a primeira cidade tomada pelos Israelitas através do milagre da queda dos muros. Israel passou algum tempo na margem do Rio Jordão, nas planícies de Moab (Números 22:1; 26:3; 63). Lá eles definiram Jericó como o primeiro objetivo militar na conquista. Josué enviou espias para inspecionar a terra e a cidade. Raab, uma prostituta, deixou-os entrar e mais tarde os tirou de lá. Por causa de sua cooperação ela e a sua família foram poupada quando Israel destruiu a cidade (Josué 2:1; 6:1). A queda da cidade em si, se deu depois que os israelitas marcharam em volta dela em silêncio, exceto pelo barulho contínuo das trombetas, um vez ao dia por seis dias e depois sete vezes no sétimo dia. Ai então, quando os sacerdotes tocaram as trombetas, o povo gritou e os muros caíram.

          Josué amaldiçoou qualquer um que tentasse reconstruir a cidades de Jericó (Josué 6:26). A maldição se consumou quinhentos anos mais tarde quando Hiel reconstruiu a cidade e seus dois filhos morreram por conta disso (1 Reis 16:34).
          Jericó se encontrava no território de Benjamin, porém era na divisa com a parte norte do território de Efraim (Josué 16:1; 7; 18:12,21). A cidade reaparece em diferentes episódios espalhados pelo resto do Velho Testamento. Em 2 Samuel 10:5 (veja também 1 Crônicas 19:5) mandou que seus embaixadores humilhados esperassem lá até que suas barbas tivessem crescido novamente. Servia também como uma espécie de quartel general para Elias e aparentemente era também aonde vivia um grupo de profetas (2 Reis 2:5; compare 1 Samuel 10:5). No tempo de Acaz aconteceu ali o retorno de alguns prisioneiros (2 Crônicas 28:15). Quando Jerusalém caiu em 586 BC, o rei Zedequias, fugiu para um lugar perto de Jericò, mas foi pego pelos Babilônios. As últimas referências a Jericó estão na listagem de censo de Esdras (Esdras 2:34) e Neemias (Neemias 7:36). Homens de Jericó também ajudaram a reconstruir o muro de Jerusalém (Neemias 3:2).

NO NOVO TESTAMENTO

          A Jericó do Novo Testamento foi construída por Herodes ela se localizava mais de 1,6 Km para o sul da Jericó do Velho Testamento. É possível entender os episódios em que Jesus curou os homens cegos nas escrituras, quando entendemos que Jesus estava passando pela Jericó antiga (Mateus 20:29; Marcos 10:46) e se aproximando da Jericó de Herodes (Lucas 18:35). Quando Jesus passava por Jericó (Lucas 19:1) ele conheceu e comeu com Zaqueu, um rico coletor de impostos da nova Jericó Romana. A cidade também aparece na parábola do Bom Samaritano (Lucas 10:30-37). 

REGISTROS PÓS-BíBLICOS
Enquanto a Jericó antiga era uma cidade sem grande importância, a Jericó de Herodes era uma cidade linda e de muita importância. Porém até esta cidade desmoronou com o declínio da influência Romana no Oriente Médio. Muito do que sabemos da cidade vem de escrituras de peregrinos. Eles muitas vezes falam sobre coisas que viram e que tem alguma importância bíblica, tais como a árvore aonde Zaqueu subiu. Porém, eles também falam que Jericó era um vilarejo Mulçumano sujo e desgraçado. A cidade era assim até pouco tempo atrás, quando cresceu em tamanho e importância.


Fonte: Bíblia Ilúmina

          A princípio para se responder a questão acima é fácil: Jericó. Localizada na Cisjordânia a aprox. 25 km de Jerusalém e 12 Km do Mar Morto, suas coordenadas são: 31° 51' 24.11'' Norte e 35° 27' 36.12'' Leste.

          Por ter sido citada na bíblia Jericó tornou-se umas das cidades mais famosas de todos os tempos, como diz algumas fontes “A mais famosa de todas as muralhas foi a de Jericó.” (SCHNEIDER, 1960?). Demais fontes consultadas, principalmente on-line, citam da bíblia o famoso assalto a Jericó praticado pelo povo hebreu. Suas muralhas tinham em torno de 10 metros de altura por 2 metros de espessura, três metros atrás da primeira muralha havia outra não menos colossal, mas elas não foram suficientes para deter os invasores.
          Esses quando entraram praticaram um dos maiores massacres da antiguidade, mataram homens, mulheres e crianças sobrou apenas uma prostituta (passagem interessante que mereceria estudo mais aprofundado do porquê disso) a cidade foi queimada e amaldiçoada “Malditos diante do Senhor seja o homem que se levantar e reedificar esta cidade de Jericó” . (SCHNEIDER, 1960? citando a bíblia) .

          Fontes mais confiáveis escritas em livros nos dizem que a cidade deve ter surgido por volta de 5.000 a.C., porém é fácil encontrar fontes que dão a Jericó idade entre 7.000 e 10.000 a.C.

         No extenso mundo da informação proporcionado pela internet, vemos que estão tirando de Jericó o título de cidade mais antiga do mundo. Analisem o trecho abaixo:

          “Localizada na Bolívia (72km de La Paz), a 3.750 metros de altura, Tiahuanaco é uma das cidades mais misteriosas do mundo. A princípio, acreditava-se que ela havia sido construída pelos antecessores dos Incas, há 2 mil anos. Mas, perto da virada do século, o erudito boliviano Arthur Posnansky deu início a um estudo de 50 anos nas ruinas de Tiahuanaco. Com a ajuda da astronomia, Posnansky descobriu algo que daria início a muita polêmica no meio científico, como era de se esperar: calculou que Tiahuanaco havia sido erguida há mais de 17 mil anos, muito antes que, supostamente, qualquer civilização existisse.” 

Escritos semelhantes a esse se repetem no site: http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=30630.0

          O site do grupo Abril, reconhecido por boas publicações e assinado por repórteres, nos contempla com inflormações sobre uma cidade chamada Caral. Cidade do Peru com aproximadamente (ou mais) a idade de Jericó. Vejam:

          “Uma equipe de arquéologos descobriu no Peru as ruínas da mais antiga cidade das Américas. Caral, um dos 18 centros cerimoniais da área do Rio Supe, dominava a região há 4 600 anos – pelo menos 800 anos antes dos primeiros registros de civilização de que se tinha conhecimento no continente. Segundo Ruth Shady Solís, da Universidade Maior de San Marcos, Peru, uma das líderes da equipe, Caral foi a primeira sociedade complexa do dito Novo Mundo. A descoberta revela que as cidades são tão antigas em nosso continente quanto na Ásia e no Oriente Médio, lugares tidos como o berço da civilização.
          A descoberta de Caral colocou em cheque a tese da origem marítima da civilização peruana, defendida por muitos estudiosos dos povos andinos. Segundo a tese, o mar teria garantido os recursos para que a vida em sociedade começasse no litoral. Só que Caral fica no meio do deserto e é muitíssimo mais velha que qualquer aldeia costeira. A cidade, que viveu seu apogeu provavelmente na década de 2620 a.C., tinha 65 hectares de área e apresentava uma arquitetura monumental, com construções de pedra que chegavam a 18 metros de altura
          Foram encontrados também um anfiteatro circular, um setor residencial e canais de irrigação. Os habitantes de Caral tinham o Rio Supe como única fonte de água e construíram engenhosos canais de irrigação para suas plantações. Ao contrário dos outros povos andinos, não cultivavam milho, mas goiaba, feijão, abóbora e algodão. Outro achado incrível foi um conjunto de 32 flautas transversais, datadas entre 2000 e 1800 a.C. 'Estamos diante de uma das expressões mais antigas e avançadas da música na América', afirma Ruth. 'Eles demonstram um nível altamente avançado de conhecimento da acústica e técnicas complexas de fabricação de instrumentos musicais.' Em resumo: a civilização andina não deve nada aos sofisticados egípcios e suas pirâmides.”
Fonte:http://super.abril.com.br/superarquivo/2001/conteudo_185251.shtml

          Falar de cidade antiga implicaria muitos estudos os quais ainda não dispomos, porém temos que lembrar que muitos lugares podiam ter aglomeração de pessoas semelhante à aldeias que posteriormente foram se fortificando e melhorando suas construções.
          Essa é uma característica em comum que representa o início das cidades mais antigas do mundo e, em fontes consideradas mais confiáveis, se localizam (ou se localizavam) em sua maioria no Oriente Médio, no vale do rio Indo, no atual Paquistão e no vale do rio Hoang-Ho na China.

          Vamos às cidades cidades mais antigas:

1º Jericó, Ur, Uruk - todas com 5.000 A.C. sendo que Jericó encontra-se em mais fontes com idade superior a 5.000 a. C. Localizadas no atual Oriente Médio, nas proximidades de rios como o Jordão, Tigre e Eufrates.
2º Hierakonpolis (Egito), Nipúr, Eridu, Lagsch, Susa e Kisch – Oriente Médio , 4.000 a.C.
3º Anau (Rússia) 3.500 a.C.
4º Tróia (Turquia) 3.500 a.C.
5º Mohendjo Daro ( atual Paquistão)3.500 a.C.
6º Mênfis (Egito) 2.850 a.C.
7º Assur (Oriente Médio) 2.500 a.C.
8º Anyang (China) 2.000 a.C.

          Apesar dessas cidades serem as aceitas como as mais antigas, analisamos que a arqueologia às vezes peca em alguns aspectos e nada impede, pelos menos cientificamente, que cidades de idade semelhante sejam encontradas em outros pontos, principalmente na América, na Índia e no Sudeste Asiático, localidades onde outrora se desenvolveram poderosas civilizações.

Fonte (além dos sites citados)
SCHNEIDER, Wolf. De Babilônia a Brasília. 2ed. [tradução de Guttorm Hanssen] São Paulo: Boa Leitura, 1960 (?).

As dez cidades mais antigas do Brasil


          O mais correto é falarmos em "primeiros povoados", para evitar a confusão jurídica entre freguesia, distrito, vila, cidade e município - São Vicente foi a primeira vila, Salvador, a primeira cidade, por exemplo. Desse modo, os mais antigos povoados são:
1. Cananéia (SP) - 1531
2. São Vicente (SP) - 1532
3. Espírito Santo (ES)/Igaraçu (PE)/Olinda (PE) (foto) - 1535
4. Pereira (Bahia, futura Vila Velha)/Nazaré (Maranhão)/Santos (SP) - 1536
5. Iguape (SP) -1537
6. Vila da Rainha (próxima ao rio Itabapuana, RJ) - 1538-39
7. Vitória (Ilha de Santo Antônio, ES) - 1540
8. Salvador (BA, 1a capital do Brasil)/Itanhaém (SP) - 1549
9. Santo André da Borda do Campo (SP) - 1553
10. São Paulo (SP) - 1554

Fonte: João Bonturi, professor de história do Colégio Singular e do cursinho Singular-Anglo

25 comentários:

  1. S,VICENTE, 1532
    OLINDA, 1537
    SALVADOR, 1549
    SP, 1554
    RIO, 1565

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A CIDADE DE OLINDA É DE 1535.A CIDADE MAIS ANTIGA DE PERNAMBUCO .

      Excluir
  2. Respostas
    1. 1935??? Você quis dizer em 1535, não foi??? Nesta época Olinda era a capital de Pernambuco, uma província que tinha o PIB maior do que qualquer país Europeu da época. Se era tratada por Vila, Freguesia, Povoado ou cidade, não importa. O que importa é que, apesar das nomenclaturas políticas, Olinda tinha mais autonomia do que muitas cidades da América...

      Excluir
  3. são Cristóvão em SERGIPE É A quarta cidade mais antiga do Brasil

    segue o linque abaixo:
    http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2012/02/historia-e-arquitetura-sao-destaques-de-sao-cristovao-em-sergipe.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fundada em 1590 não tem como ser a quarta, veja:

      1ª ) 1531 (12/agosto): Cananéia/SP
      2ª ) 1532 (22/janeiro): São Vicente/SP
      3ª ) 1535 (23/maio): Vila Velha/ES
      4ª ) 1535 (data: ? ): Olinda,PE (O donatário Duarte Pereira chegou em 12 de maio de 1535 não fundando de imediato a cidade de Olinda/PE. Apenas um mês após Vila velha, ES estava sendo fundada documentalmente. Sobre Olinda/PE, tambem, não há comprovação do dia de fundação é comemorado no mesmo dia de Recife/PE por convenção.
      5ª ) 1537 (12/março): Recife/PE
      6ª ) 1546 (26/Janeiro): Santos/SP
      7ª ) 1549 (29/março): Salvador/BA
      8ª ) 1551 (8/Setembro): Vitória/ES
      9ª ) 1554 (25/Janeiro): São Paulo/SP
      10ª ) 1565 (1º/março): Rio de Janeiro/RJ
      ? ) 1590 (1º/Janeiro): São Cristóvão, SE

      Excluir
    2. OLINDA FOI DIA 12/03/1535.FUNDADA POR DUARTE COELHO.

      Excluir
    3. qual é o site que vc mandou sua resposta de cima??

      Excluir
  4. cada ano tem um mudando a historia... oq eu apredi na escola por volta de 1987 ja foi td mudado... deve haver algum interece para reconhecerem certas cidades ai como as mais antigas do brasil quando na verdade nem eram cidades

    ResponderExcluir
  5. João Pessoa [Capital Paraibana] ja nasceu Cidade, sendo a 3ª do Brasil, [1585] não foi Povoado depois Vila para só depois ser elevada a Cidade tudo isso devido a necessidade de se habitar rapidamente o norte de Itamaracá devido ao roubo do Pau Brasil feito pelos Franceses no século 16.

    ResponderExcluir
  6. Erros do professor que postou: (1) cidade Espírito Santo não existe. Existe o Estado do ES, como existiu a capitania do mesmo nome. (2) Vila Velha, ES (Região Metropolitana de Vitória, ES) é a 3ª cidade mais antiga do Brasil. 477 anos feitos em 23 de maio de 2012.

    Ficando assim a ordem correta:
    1531 (12/agosto): Cananéia/SP
    1532 (22/janeiro): São Vicente/SP
    1535 (23/maio): Vila Velha/ES
    1535 (data: ? ): Olinda,PE (O donatário Duarte Pereira chegou em 12 de maio de 1535 não fundando de imediato a cidade de Olinda/PE. Apenas um mês após Vila velha, ES estava sendo fundada documentalmente. Sobre Olinda, tambem, não há documentos do dia de fundação.
    1537 (12/março): Recife/PE
    1546 (26/Janeiro): Santos/SP
    1549 (29/março): Salvador/BA
    1551 (8/Setembro): Vitória/ES
    1554 (25/Janeiro): São Paulo/SP
    1565 (1º/março): Rio de Janeiro/RJ


    ResponderExcluir
  7. todos esqueceram de itanhaém-sp fundada em 22 de abril de 1532 segundo municipio fundado no brasil;;


    fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Itanha%C3%A9m

    ResponderExcluir
  8. A Vila do Espírito Santo, que mai tarde se tornaria município, sempre existiu. Em 1551, com a fundação da Vila Nova de Vitória, uma ilha, a vila do Espírito Santo passou a ser chamada de Vila Velha, mas não oficialmente. Somente em 1960 é que o município passou oficialmente a ser denominado de Vila Velha.

    ResponderExcluir
  9. Sao Cristovao é a quarta mais antiga, porque recebeu o titulo de cidade antes das outras que ainda eram vilas.

    ResponderExcluir
  10. A terceira cidade mais antiga do Brasil é Sao francisco do Sul, no Paraná, segundo o jornal nacional. sendo assim:
    1-
    2- Olinda/PE
    3- Sao francisco/PR
    4-Sao Cristovao/SE
    5-Salvador/BA
    6-Rio de Janeiro/RJ
    7-São Paulo/SP
    8-São Luis/MA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atè onde eu sei ,cabo frio,na Regiâo dos lagos ,no rio de janeiro e a 7 mais antiga

      Excluir
    2. sao francisco , SC ok

      Excluir
  11. Nos temos observar se a cidade foi fundada .Se apenas foi descoberta ou visitada em determinado ano nâo signimifica que ela e antiga. Cabo frio,por exenplo,foi visitada pelos europeus em 1503.Mas em 1615 foi fundada a cidade de Santa Helena,que hoje e a cidade de Cabo Frio que tem 398 anos,ou seja ,7 cidade mais antiga do Brasil

    ResponderExcluir
  12. Angra dos Reis foi esquecida pelo que vejo! Fundada em 06 de janeiro de 1502 há exatos 512 anos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angra dos Reis esta longe de ser entre as dez mais antigas

      Excluir
  13. as cidades mais velhas do brasil, pela sua historia e por sua importancia no brasil colonia se chamam, Olinda e recife.

    ResponderExcluir

Obrigado por você me visitar! Fico grato e volte sempre. Encaminhe a mensagem desejada a um amigo(a); faça desse blog sua leitura virtual diária. Enviei-me sugestões.

Felicidade sempre!