Total de visitantes até hoje

quinta-feira, 8 de junho de 2023

MARILENA/PR

HISTÓRICO DO MUNICÍPIO

Marilena é uma cidade localizada no estremo Noroeste do Estado do Paraná, possui clima tropical com estação de seca, tem como cidades circunvizinhas as cidades de Nova londrina, Itaúna do Sul, Diamante do Norte e Rosana. Conhecida pelas suas belezas naturais, diversos pontos turísticos e a famosa Festa do Peixe na telha e festa do Milho, que, agora se denomina popularmente como: “O Festival dos Rios”. Local onde encontra-se Tríplice Fronteiras Estadual; encontro das águas do Rio Paraná, Paranapanema e seus afluentes, tendo como base a agricultura, possui uma área de aproximadamente 237,6 km² com uma população estimada em 6.854 habitantes, sendo a população rural em torno de 27% deste total, aproximadamente 95% desta percentagem rural vivem e praticam a agricultura familiar, distribuída e organizada em associações de pequenos produtores, totalizando aproximadamente 1.871 pessoas.

A distância média para o mercado consumidor é de 20 km através de estradas vicinais. O município pertence ao território Noroeste do Paraná composto por 28 municípios. Nossas políticas nas áreas agrícolas e de desenvolvimento econômico estão voltadas para o fortalecimento da Agricultura Familiar e proporcionar alternativas de renda para os pequenos agricultores. As atividades agrícolas têm como principais culturas: milho, mandioca, fruticultura, café e cana de açúcar.

Etimologia. Marilena Termo híbrido, formado pelos nomes “Maria” e “Helena”. O termo “Maria” é nome pessoal feminino, havendo duas possibilidades para sua origem, sendo que ambas vêm do hebraico:

1)      “Miriam”, formado por “mar”… gota, e “yâm”… mar: gota de mar.

2)    “Myrian”… designa vidência, e resultou “Maria” em latim e grego. O termo “Helena” é nome pessoal feminino e origina-se do grego “Heléne”, pelo latim “Helena” com “e” penúltimo breve, interpretado como “resplandecente, brilhante, reluzente”.

Origem Histórica

Contribuíram decisivamente para o desbravamento da localidade as seguintes pessoas: Henrique Palma que chegou em 1939, Armindo C. Mazzotty, Manoel B. Vieira, Atílio Sangion, Antônio Scandelari, Antônio Adão, João Umbertino, Gentil Scottá, João Gomes, Pedro Jordão e tantos outros.

A colonização da região iniciou-se em 1948, pelas empresas Paranapanema, dirigida por Índio Brasileiro Borba e Colonizadora Marilena, dirigida por José Volpato e Abelardo Alcântara. Neste período pioneiro a localidade era conhecida por “Feijão Cru”. Pela Lei n.º 13, de 05 de agosto de 1953, foi criado o Distrito Administrativo, com território pertencente ao município de Paranavaí e denominando-se Marilena. O nome dado à localidade foi em homenagem a Maria Helena Volpato, esposa do Sr. José Volpato, diretor da Empresa Colonizadora Marilena.

Em 19 de outubro de 1967, pela Lei n.º 5.678, foi criado o município de Marilena, com território desmembrado de Nova Londrina. A instalação deu-se a 18 de janeiro de 1969. 

(FONTE: http://marilena.pr.gov.br/historico/)

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Marilena (ex-povoado), pela lei municipal nº 13, de 05-08-1953, com terras desmembradas do distrito de Porto São José, subordinado ao município de Paranavaí.

Pela lei estadual n.º 253, de 26-11-1954, o distrito de Marilena, foi transferido do município de Paranavaí, para constituir o novo município de Nova Londrina.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Marilena, figura no município de Nova Londrina.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1963.

Elevado à categoria de município com a denominação de Marilena, pela lei estadual nº 5678, de 19-10-1967, desmembrado de Nova Londrina. Sede no antigo distrito de Marilena. Constituído do distrito sede. Instalado em 16-01-1969.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1971, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Transferência distrital

Pela lei estadual n.º 253, de 26-11-1954, transfere o distrito de Marilena do município de Paranavaí, para o novo município de Nova Londrina.

A População estimada via IBGE: 7.093 – pessoas [2021]. Em 2020, o salário médio mensal era de 1.6 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 18.4%. Na comparação com os outros municípios do estado, ocupava as posições 391 de 399 e 194 de 399, respectivamente. Já na comparação com cidades do país todo, ficava na posição 4400 de 5570 e 1606 de 5570, respectivamente. Considerando domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa, tinha 31.2% da população nessas condições, o que o colocava na posição 266 de 399 dentre as cidades do estado e na posição 4450 de 5570 dentre as cidades do Brasil.

A taxa de mortalidade infantil média na cidade é de 12.82 para 1.000 nascidos vivos. As internações devido a diarreias são de 0.7 para cada 1.000 habitantes. Comparado com todos os municípios do estado, fica nas posições 124 de 399 e 248 de 399, respectivamente. Quando comparado a cidades do Brasil todo, essas posições são de 2122 de 5570 e 2889 de 5570, respectivamente.

Apresenta 10.9% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 93.7% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 32.5% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio). Quando comparado com os outros municípios do estado, fica na posição 274 de 399, 167 de 399 e 183 de 399, respectivamente. Já quando comparado a outras cidades do Brasil, sua posição é 4287 de 5570, 1103 de 5570 e 1083 de 5570, respectivamente. Área da unidade territorial [2022] – 232,363 km². Fonte:  https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/marilena/panorama

Marilena está localizada no extremo Noroeste do estado do Paraná. O município é conhecido por suas lindas praias de água doce e belezas naturais. Há diversos pontos turísticos e festividades tradicionais que ocorrem na cidade, como a Festa do Peixe na Telha e a Festa do Milho.

A população é estimada em 7.150 habitantes, conforme o IBGE. Deste total, 27% vivem na comunidade rural, praticando a agricultura familiar. Os principais produtos agrícolas cultivados são o milho, mandioca, fruticultura, café e cana-de-açúcar.

O município é conhecido carinhosamente como “A Menina dos Rios“, por ter o privilégio de ser o ponto de encontro dos rios Paraná e Paranapanema, e também local de tríplice fronteira entre o Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Além das maravilhosas praias de rio, os turistas podem aproveitar e caminhar entre a natureza exuberante da região.

DIVERSÃO E LAZER

O Parque Iracema é um recanto natural com espaço de lazer na área urbana, que inclui lago, campo de futebol, parque, quadra de vôlei e lanchonete.

PESCA

Aproveite o ambiente familiar e tranquilo nas praias de Porto Maringá. Lá é permitida a prática da pesca esportiva.

FESTA DO MILHO

Anualmente em setembro, acontece a Festa do Milho. São três dias de agitação. A festividade reúne apresentações folclóricas, feiras, artesanato e, no último dia, há desfile de carroças decoradas pelos agricultores e a escolha da Rainha do Milho e do Rei do Sabugo. No encerramento, festas noturnas e fogos de artifício.

PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Plantações de flores

Além da produção de uva, também é destaque no município o cultivo de flores. Há várias plantações para visitar: de orquídeas, de rosas, de cactos e suculentas, e de flores envasadas e pendentes. De diferentes espécies, formas e cores, elas garantem um passeio cheio de beleza e perfume.

# 2 Agroindústrias

Conhecer o dia a dia de uma propriedade rural, saber mais sobre o processo de cultivo e beneficiamento de diferentes produtos agroindustriais e provar receitas deliciosas feitas com matéria-prima fresquinha vinda diretamente da natureza, estão no roteiro do passeio. Entre as culturas que o visitante vai conhecer, destacam-se a uva e o maracujá, que podem ser saboreados in natura ou na forma de sucos, doces e compotas.

3 Café Rural

Na Chácara Lino Antunes, os visitantes são recepcionados com um tradicional e farto café rural. No cardápio, apenas produtos oriundos da agricultura familiar e de sabor irresistível.

 




Confirmada pavimentação da estrada que liga Marilena ao Porto Maringá



Colaborador: Prof. Osmar Fernandes






ITAÚNA DO SUL - PR

A cidade nasceu em maio de 1951, quando foi cravado o primeiro marco na mata virgem, significando a presença da civilização.  A fertilidade do solo, o esquema de subdivisão agrária em pequenos lotes, a excelência do clima, o vigor e a eficiência dos pioneiros, contribuíram para a rápida formação do núcleo urbano. O nome de origem tupi-guarani significa "pedra dura".  Criado através da Lei Estadual nº 4338, de 25 de janeiro de 1961, e instalado em 25 de maio do mesmo ano, foi desmembrado de Nova Londrina.

Através de pesquisas realizadas em documentos, e entrevistas com pioneiros, conclui-se que as primeiras atividades econômicas do município de Itaúna do Sul foram: o café, a exploração da madeira e a agricultura diversificada. Sendo o café a principal economia e que foi responsável por atrair os primeiros pioneiros, que eram em grande maioria do estado de São Paulo e imigrantes portugueses, espanhóis, italianos e japones. A madeira era extraída e transformada em matéria prima nas serrarias do próprio município para fazer as construções das casas da cidade. A agricultura era diversificada onde empregava em sua maioria a mão-de-obra familiar, e o que se produzia era utilizado para o próprio consumo.

Fonte: http://itaunadosul.pr.gov.br/index.php?sessao=b054603368ncb0&id=1719 (http://itaunadosul.pr.gov.br/index.php?sessao=b054603368ncb0&id=1719)

Etimologia. Itaúna Origina-se do tupi ‘’itá’’... Pedra + ‘’úna’’... Escura, negra: pedra negra ou escura. (OB). Do - Contração da preposição “de” (posse), com o artigo masculino “o”. Sul Vem do anglo-saxônico “suth”, através do francês “sud”, significando ponto cardeal que se opõe ao norte, designando ainda região situada ao sul. (ABHF).

Origem Histórica - Alguns setores da sociedade paranaense afirmam que “o café fez o Paraná”, e, na verdade, grande parte dos atuais municípios que desenham o mapa do Estado, surgiu em função da cultura cafeeira, dentre eles, Itaúna do Sul. A Imobiliária Ferreira e Toledo Pizza Ltda., constituída na cidade paulista de Tupã, lançou os fundamentos da povoação itaunense.

A fertilidade do solo e a subdivisão das terras em pequenos lotes, fizeram com que se processasse rapidamente a formação do Patrimônio. Os primeiros moradores do povoado foram: José Xavier Chagas, Pedro Martins Plaza, Júlio Ramos e Silva, Sebastião Soares de Lima, Tsuneji Takahashi, André Romão; e inúmeras outras famílias que vieram somar ao sonho pioneiro da fundação de uma cidade. Pela Lei n.º 3.554, de 07 de fevereiro de 1958, foi criado o Distrito Administrativo jurisdicionado a Nova Londrina.

A 25 de janeiro de 1961, pela Lei n.º 4.338, foi criado o município de Itaúna do Sul. Foi acrescentado o termo “do Sul” para diferenciá-lo de município homônimo.

 

Bandeira do Município de Itaúna do Sul

 

A Bandeira de Itaúna do Sul passou a ser oficializada pelo projeto de lei Nº030/92 no ano de 1989. Ela foi desenhada por Washington Batista de Souza, na época então aluno do Colégio Estadual Rui Barbosa, que juntamente com a Câmara Municipal promoveu um concurso de desenho da Bandeira Municipal.

A Bandeira Municipal possui em suas dimensões, 125cm de comprimento por 85cm de largura, tendo sua cor branca ocupando 95cm de comprimento e o azul ocupando o restante, ou seja, 30cm; ao lado direito a constelação do cruzeiro do sul, as estrelas representam a cidade e os distritos do município (a Sede, Placa Itaúna, São Paulo Paraná, Zimaré e a Água da Abelha), ao lado esquerdo o Brasão de Armas, desenhado entre duas cores. (Secretaria de Educação/Escola Estadual Machado de Assis).

Hino do Município de Itaúna do Sul

Salve, salve, Itaúna do Sul

Berço de riquezas mil

Espelhas o labor

Do seu povo varonil

Rijos braços com fé e ardor

Construíram este marco de Glória

E hoje plena de paz e esplendor

Itaúna do Sul segue o rumo da vitória

Para sempre há de ter altivo porte

És a terra privilegiada

 

E a teu povo dedica um grande forte

Eternamente será a bem amada

Rijos braços com fé e ardor

Construíram este marco de Glória

E hoje plena de paz e esplendor

Itaúna do Sul segue o rumo da vitória

És orgulho de seus descobridores

Que te contemplam rica e pujante

Aos pioneiros este hino de louvor

Por nos legarem uma terra fulgurante

Rijos braços com fé e ardor

Construíram este marco de Glória

E hoje plena de paz e esplendor

Itaúna do Sul segue o rumo da vitória.

 

De autoria de, Sebastião Lima, composto na data de 1.965; e, gravado pelo maestro, Sebastião Lima.



GALERIA DE PREFEITOS


Prefeito: Gilson José de Gois
Vice-Prefeito: Gustavo Henrique Da Silva Santos
Mandato: 2021 - 2024


Prefeito: FRANCISCO INOCÊNCIO LEITE NETO
Mandato: 2019 - 2020



Prefeito: Evandro Marcelo da Silva - PMDB
Vice-Prefeito: Francisco Inocêncio Leite Neto - PMDB
Mandato: 2017 - 2019





























Prof. Osmar Fernandes e alunos
Fui radialista (Rádio Adecis 104,9 MHZ - programa De Bem Com a Vida - set. 2005), professor na Escola Estadual Machado de Assis e goleiro do timaço do Itaúna do Sul... Só agradeço a todos que fizeram parte desses momentos ímpares da minha vida!




2005 (Setembro) exerceu a função de “RADIALISTA” na Rádio Adecis, 104,9 MHZ, “RÁDIO COMUNITÁRIA”, situada na Rua Estados Unidos, n.º l8, na cidade de Itaúna do sul, Estado do Paraná, Telefone (0XX44)3436-1044, Programa “DE BEM COM A VIDA”, Entretenimento, Entrevistas, Mensagem do Dia, As dez músicas do dia, Testando sua inteligência, Histórias de amor, etc. Somente aos sábados das 10h00 às 12:00h.