Total de visitantes até hoje

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Zélide Breda Ravache (Dona Gelci) ou D. Gelsa - pioneira de Nova Londrina, Estado do Paraná

 

D O N A   G E L C I 

Zélide Breda Ravache (Dona Gelci)

 

                Esposa do saudoso Arno Ravache, e donos da Farmácia, São José, na cidade de Nova Londrina–PR, centro; seu nome de batismo era Zélide Breda Ravache (Dona Gelci) ou D. Gelsa, como era carinhosamente chamada. Faleceu na data de 17 de dezembro de 2013, por insuficiência cardíaca, aos 91 anos; foi sepultada no Cemitério Municipal São Paulo Apóstolo de Nova Londrina–PR.

Dona Gelci ajudou a fundar o Jardim da Infância, a Creche da A.P.M.I e a AFAN – Associação Feminina de Amparo aos Necessitados; construiu 4 casas para viúvas. Foi parteira - nasceram mais de 500 (quinhentas) crianças em suas mãos; é uma das fundadoras do Apostolado da Oração, ligado à Igreja Católica. Ela sempre procurou o bem-estar dos nova-londrinenses.

            Ela aplicou injeções em muitos nova-londrinenses. Minha mãe, Lêda Soares de Almeida, conta que todos nós, os 6 filhos, fomos atendidos por dona Gelci, tanto em sua farmácia como em domicílio, e que foi ela a parteira no nascimento do meu irmão, Wilson, em 12 de agosto de 1958, a primeira criança nascida aos seus cuidados.

Minha mãe acrescenta o seguinte: O Antonio Ormeneze foi padrinho de casamento do seu pai. O meu, eu não me lembro. Meu vestido, quem fez foi a irmã Emília Mestriner. O esposo dela tinha um táxi, foi quem buscou a Dona Zelide Breda Ravache (Dona Gelci), em Nova Londrina, para vir me tirar a “bolsa”, pois quando mamãe te pegou (no parto – 01 de fevereiro de 1961), ficou essa bolsa, e, lá veio ela, D. Gelci, tirar… e ele, o taxista, foi quem a trouxe.


Por: Prof. Osmar Soares Fernandes - pedagogo

 

 

6 comentários:

  1. Minha madrinha de batizado eu amava está linda e excelente mulher de grande valo

    ResponderExcluir
  2. Eu Marley filha da Dona Lêda, fiz um tratamento de hemoterapia aos 11 anos, no qual, Dona Gelci tirava meu sangue da veia e aplicava no músculo, me deixava bem tranquila e confortável, eu só deixava aplicar injeção, se fosse com ela.

    ResponderExcluir
  3. Meus pais falecidos: Luiz Corrente e Constância M Corrente tbm só tratávamos com D Gelse e o Dr Olivier Grendene na qual trazia de caminhão todos os moradores da Fazenda Limeira na qual trabalhou por quase 30 anos. Meus pais gostavam mto da D Gelse tbm!

    ResponderExcluir
  4. Adriana filha da Olívia que trabalhou no Ary João drech e no dr.olivier ...d.Gelce amiga de minha mãe só de falar sinto saudades da minha infância do cheirinho da farmácia

    ResponderExcluir
  5. Minha madrinha gelsa lembro com muito carinho pessa abençoada sempre ajudou as pessoas em especial minha mãe Dejanira conhecida por déjà hj falecida tbrm

    ResponderExcluir

Obrigado por você me visitar! Fico grato e volte sempre. Encaminhe a mensagem desejada a um amigo(a); faça desse blog sua leitura virtual diária. Enviei-me sugestões.

Felicidade sempre!