O primeiro Representante de Nova Londrina/PR na Assembléia Legislativa - foi o Deputado Estadual Edgar Távora, que teve como principal Cabo Eleitoral, o pioneiro Sr. Armando Valentim Chiamulera.
Posteriormente essa posição de Deputado Representativo recairia sobre o político Accioli Filho.
Na gestão de 1983 a 1989 - o Prefeito Arlindo Troian apoiou o Dep. Estadual Alencar Furtado; era o Presidente da República - João Batista de Figueiredo - PDS-Militar (1979 a 1985).
Nas eleições de 1990, Nova Londrina e a Região Noroeste, elegeram para Deputado Estadual do Paraná, o Ex-Prefeito de Nova Londrina, Sr.Arlindo AdelinoTroian - agropecuarista e proprietário de uma rádio na região Noroeste. Foi eleito DEPUTADO ESTADUAL para legislatura de 1991 a 1994, além de ter sido prefeito de Nova Londrina/Pr., por três mandatos: 1983 a 1988, 2001 a 2004 e 2005 a 2008; exerceram a Presidência da República nesse período; José Sarney (1985 a 1990); Fernando Collor (1990 a 1992); Itamar Franco (1992 a 1995).
Na gestão do Prefeito João Fernandes de Almeida, 1997 a 2000 - (PDT/PFL), este apoiou e manteve o mando político com o Deputado Estadul Luiz Accorsi (PDT); Deputado Federal José Carlos Martinez (PTB), Senador Álvaro Dias e o Governador Jaime Lerner (PDT/PFL); Exerceu a Presidência do Brasil - o Sociólogo - Prof. Fernando Henrique Cardozo (PSDB), 1995 a 2003.
Deputado Estadual - Caito Quintana (PMDB) foi o representante e manteve o mando político do Prefeito Arlindo Troian (PMDB) de 2001 a 2008; Dep. Federal - Hermes Parcianello Frangão(PMDB); Gov. Roberto Requião (PMDB); Exerceram a Presidência do Brasil: Fernando Henrique Cardozo e Luiz Inácio Lula da Silva.
Na atual gestão - 2009 a 2012 - Prefeito - Sr. Dornelis José Chiodelli, o represaentante político de Nova Londrina é o Deputado Estadual - Antonio Teruo Kato, ex-prefeito de Paranavaí/PR, PMDB; Dep. Federal - Abelardo Lupião; Senador - Osmar Fernandes Dias (PDT); Governandor Roberto Requião (PMDB); Atual Presidente da República Federativa do Brasil - Sr. Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mandatos - 01/01/2003 a 01/01/2011.
Presidentes do Brasil de Deodoro da Fonseca a Luiz Inácio Lula da Silva
█ Presidentes eleitos diretamente
██ Presidentes eleitos indiretamente
- Notas
- ^ Deodoro da Fonseca exerceu a presidência entre 15 de novembro de 1889 e 26 de fevereiro de 1891 na qualidade de chefe do Governo Provisório. Em 25 de fevereiro de 1891 foi eleito, pelo Congresso Constituinte, o primeiro presidente do Brasil, sendo formalmente empossado no dia seguinte.
- ^ Em 3 de novembro de 1891, sentindo-se ameaçado, o Marechal Deodoro destituiu o poder legislativo. Vinte dias mais tarde, foi forçado a renunciar durante a Revolta da Armada, sendo substituído por seu vice-presidente, Floriano Peixoto.
- ^ Afonso Pena faleceu em 14 de julho de 1909 e seu mandato foi completado por seu vice, Nilo Peçanha.
- ^ Hermes da Fonseca foi eleito por uma concertação de partidos adversários da oligarquia paulista. Foi membro-fundador do Partido Republicano Conservador idealizado por José Gomes Pinheiro Machado.
- ^ Rodrigues Alves faleceu antes de ser empossado para seu segundo mandato, sendo substituído por seu vice-presidente, Delfim Moreira, até a realização de nova eleição.
- ^ Delfim Moreira falece antes de ser empossado como vice-presidente de Epitácio Pessoa, sendo substituído pelo presidente do Senado Federal.
- ^ Washington Luís, com menos de um mês para o fim de seu mandato, foi deposto pela Revolução de 1930.
- ^ Júlio Prestes, eleito em 1 de março de 1930, não pôde assumir em virtude pelo mesmo golpe que depôs Washington Luís.
- ^ Junta Governativa Provisória de 1930.
- ^ Getúlio Vargas exerceu de facto a presidência entre 3 de novembro de 1930 e 20 de julho de 1934, na qualidade de chefe do Governo Provisório. Em 17 de julho de 1934 foi eleito, pela Assembléia Nacional Constituinte, o presidente da República, sendo formalmente empossado três dias depois. Em 10 de novembro de 1937 deu um golpe de estado que institui o Estado Novo e prorrogou seu período presidencial.
- ^ José Linhares exerceu a presidência por convocação das Forças Armadas, na qualidade de presidente do Supremo Tribunal Federal, em razão da deposição do titular.
- ^ Getúlio Vargas comete suicídio e foi substituído por seu vice-presidente Café Filho.
- ^ Café Filho foi afastado por motivos de saúde, sendo substituído por Carlos Luz, presidente da Câmara dos Deputados.
- ^ Carlos Luz, na qualidade de presidente em exercício, foi deposto e substituído pelo vice-presidente do Senado, Nereu Ramos.
- ^ Jânio Quadros renunciou ao mandato em 25 de agosto de 1961.
- ^ Ranieri Mazzilli assumiu interinamente na qualidade de presidente da Câmara dos Deputados por somente 14 dias, e não houve solenidade de posse.[25]
- ^ João Goulart foi deposto pelo Golpe Militar de 1964.
- ^ Ranieri Mazzilli assumiu novamente na qualidade de presidente da Câmara dos Deputados. "O caráter transitório do segundo mandato presidencial de Ranieri Mazzilli dispensou a cerimônia e o assentamento da sua posse no Livro de Posse."[26]
- ^ Costa e Silva afastou-se do cargo em 31 de agosto de 1969 por problemas de saúde. As Forças Armadas impediram a posse do vice-presidente, Pedro Aleixo, constituindo uma junta governativa provisória.
- ^ Os ministros do Exército, da Marinha e da Aeronáutica assumiram "o exercício temporário da Presidência da República", para o que não havia qualquer previsão constitucional. Os ministros militares proibiram que o emprego da expressão "junta militar" e, em 6 de outubro de 1969, declararam "extinto" o mandato do presidente Costa e Silva.
- ^ Tancredo Neves não pôde assumir a presidência por motivos de saúde e faleceu depois de pouco mais de um mês da posse de seu vice-presidente, José Sarney.
- ^ Fernando Collor foi afastado pela Câmara dos Deputados em 2 de outubro de 1992 e renunciou ao mandato em 29 de dezembro do mesmo ano.
- ^ Itamar Franco assumiu interinamente na qualidade de vice-presidente até a data de renúncia de Fernando Collor, tomando posse 29 de dezembro de 1992.
- ^ O fim do segundo mandato de Luís Inácio Lula da Silva é apenas indicativo, assim como a anotação na coluna de mandatos.
Para formar uma cidade é preciso que muita gente participe, não basta querer,tem mesmo que fazer valer todo sacrfício, da pessoa mais humilde até a lei que cria o Município... Amei essa história!
ResponderExcluir